Conjunto Habitacional Rubi

O projeto do conjunto habitacional Rubi foi resultado da assessoria técnica que o TBS realizou para um movimento de moradia na Zona Leste de São Paulo. A demanda do projeto compreendia a alocação de 300 famílias em uma área com alta declividade e área não edificável por conta de divisa de curso d’água.

Esse programa nos levou a pensar em como destinar essas famílias em uma área na qual elas pudessem morar, trabalhar, ter lazer e até mesmo se alimentar.

Pensando nisso a proposta teve como base realizar o mínimo de alteração no perfil natural do terreno para garantir eficiência na execução da infraestrutura. A divisão da composição da edificação em dois blocos contou com um pátio central e áreas comuns nas suas bases, com relevância a uma área de uso comum tanto para lazer, quanto com salões que acomodassem reuniões ou até mesmo cursos para os moradores.

Além de moradia e atividades complementares achamos importante refletir sobre a função das áreas de preservação permanente presentes no terreno por conta de cursos d’água. A preservação era necessária e deveria ser atendida, com isso buscamos integrá-las nas atividades do terreno, com a solução de torná-las agricultáveis, garantindo aos moradores a obtenção de parte de seus alimentos. Levando em conta que não podemos contaminar nem a água e nem solo, isso seria viável? Sim, e é nessa área que o TBS propõe a implantação de agroflorestas.

As agroflorestas se baseiam em um conceito de cultivo sem a utilização de agrotóxicos na manutenção dos trechos agricultáveis e com aplicação de diversidade de espécies vegetais cultiváveis. Assim os moradores do conjunto habitacional Rubi conseguiriam obter uma parte de sua alimentação de cultivo do próprio terreno, ou ainda poderiam até mesmo transformar essa atividade em recurso para o condomínio, o que traria outra atribuição e tornaria o conjunto habitacional Rubi mais que apenas uma edificação de moradia.

Cidade/País:

São Paulo / Brasil

Tipo de Projeto:

Habitação Infraestrutura

Ano:

2015

whatsapp: (11) 97697-4012